1. Título do projeto.
2. Candidato.
3. Orientador.
4. Objetivo(s) (em caso de tese, explicitar a tese a ser defendida).
5. Justificativa teórica do(s) objetivo(s).
6. Delineamento do estudo (estratégia básica da pesquisa).
7. Resultados esperados (predições).
8. Demonstre porque esta proposta é inovadora na área.
9. Por que acha que esta pesquisa, total ou parcialmente, será publicada em periódico de bom nível internacional?
10. Para Doutorado: quais atividades no exterior serão realizadas? Justifique caso sua proposta não inclua estágio de bolsa sanduíche em universidade de alto padrão internacional.
11. Exequibilidade.
12. Cronograma (seguir modelo abaixo).
Atividades MESTRADO/mês 2011 2012 2013
M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F
Listar atividades…
...
Exame de qualificação X
Defesa da Dissertação X
Atividades DOUTORADO/trimestre 2011 2012 2013 2014 2015
1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 Jan Fev
Listar atividades…
…
Exame de qualificação* X X
Defesa da Tese X
* Recomenda-se que ocorra até outubro.
Assinatura do candidato Assinatura do orientador
ORIENTAÇÕES SOBRE OS ITENS SOLICITADOS NO PRÉ-PROJETO
Item 1: faça um título curto, informativo da essência de sua proposta.
Item 4: apresente os principais objetivos (não há problema algum que seja apenas um objetivo). Note que o importante é a qualidade do objetivo e não o número deles. Lembre-se também que o objetivo deve conter sua proposta teórica. Ressalte nele(s) a(s) ideia(s) principal(is) de seu projeto. Caso trate-se de Doutoramento, você deverá defender uma tese. Portanto, apresente-a com clareza. Lembre-se que uma tese é uma proposição teórica que está num nível de generalização superior ao de hipóteses (hipo-teses). Assim, poderá apresentar a tese e as hipóteses correspondentes. É muito comum que nesse tipo de construção cada hipótese seja investigada num estudo e o conjunto deles teste a tese proposta (o que, geralmente, é concluído no último desses estudos).
Item 5: valide, em termos teóricos, porque o objetivo proposto é válido, exeqüível e importante. Por exemplo, se propuser a descrição de algo, mostre porque isso é importante; se testar relação entre variáveis (causa e efeito ou não), mostre porque espera que essa relação ocorra; se investigar as relações de parentesco, explique a importância de sua proposta. O importante, neste tópico, é que os dados que apresenta levem o leitor a predizer seu objetivo. Não precisa, neste tópico, mostrar, necessariamente, a importância prática do estudo (p.ex., aplicação direta em conservação de fauna ou setor produtivo), mas apenas sua validação teórica.
Item 6: limite-se a apresentar sua estratégia intelectual da pesquisa. Não deve incluir detalhes técnicos e metodológicos. A título de sugestão, inclua: a) pesquisa descritiva: essência da estratégia de amostragem, variáveis a serem quantificadas/qualificadas, tamanho mínimo da amostra, e forma suposta de análise (estatística, por ex.) dos dados; b) hipóteses de associação entre variáveis: variáveis investigadas, condições de coleta que permita a associação entre elas, tamanho mínimo da amostra e métodos possíveis para análise (estatístico ou não); c) hipóteses de causa e efeito entre variáveis: tratamentos onde se caracterizam as variáveis independentes, variáveis dependentes e dinâmica em sua obtenção (por ex., a cada 1h, ou mensalmente etc.), tamanho mínimo das amostras (para cada tratamento) e métodos de análise dos resultados (estatísticos ou não); d) hipóteses de parentesco entre táxons: composição de grupos internos e externos, tamanho mínimo das amostras e disponibilidade em coleções. Se seu projeto contemplar mais de um desses três tipos de pesquisa, contemple cada um dentro de sua própria lógica. ATENÇÃO: para definir o número amostral, cuidado na definição da unidade de réplica, pois nem sempre é o “animal”. Além disso, sugerimos que olhe o tamanho amostral na literatura internacional (na revista que pretende publicar) em relação às variáveis que você pretende estudar (esse tamanho amostral da literatura reflete o que é suficiente estatisticamente e possível na prática, além de incluir o viés de aceitação no nível de revista pretendido).
Item 7: se possível, indique os resultados esperados.
Item 8: lembre-se que cada projeto deve ser muito bem elaborado para trazer novidades ímpares à área. Assim, estimulamos propostas ousadas no cenário científico. Não basta ser original ou inédito, é preciso ser inovador, onde se mostra caminhos novos a problemas antigos. Pense assim: o que de novo, que ninguém pensou antes, eu trago com este projeto?
Item 9: demonstre aqui por que espera que manuscritos resultantes deste projeto sejam publicados em periódicos internacionais de bom nível. Lembre-se que para essas publicações, os pontos principais são a novidade da proposta e a qualidade metodológica. Neste aspecto, queremos destacar que uma boa publicação se consegue por meio de um planejamento estratégico adequado antes mesmo que se colete os dados.
Item 10: entendendo que a participação do aluno em estágio com bolsa sanduíche seja importante para sua formação científica e cultural, enfatizamos que todos os Doutorandos deveriam tentar essa modalidade. Nesse sentido, reforçamos que a vivência em universidades de prestígio certamente trará uma vivência ímpar ao aluno, notadamente em países onde o idioma nativo seja o inglês. Outras atividades no exterior incluem participação em encontros científicos com apresentação de trabalhos, idealmente no formato de apresentação oral.
Item 11: neste item indique se há suporte financeiro, logístico e técnico para o desenvolvimento do projeto. Se não houver, indique como pretende subsidiar o desenvolvimento do projeto.
Item 12: os prazos considerados ideais pelo Conselho do Programa são de 24 meses para o Mestrado e 48 para o Doutorado. O cumprimento destes prazos é fundamental para a boa avaliação do Programa junto à Capes. Para atender esses prazos, os exames de qualificação devem ocorrer em outubro e as defesas de Dissertações e Teses, em fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário